Entramos em 2020 já com situações de tensão global, como se não bastassem os problemas da América Latina com seus representantes de extrema direita (e depois da leitura que será indicada aqui posso inclusive afirmar que ao menos o nosso tem postura e ações condizentes com o fascismo) ainda temos essa ação descabida do representante do povo Estado Unidense.

Diante de situações difíceis de conviver o que eu procuro fazer é me munir de conhecimento para tentar melhorar minha compreensão e conseguir responder e agir da forma que couber nas minhas capacidades como indivíduo dentro da sociedade.

O livro que li ano passado e escolhido como primeira recomendação do ano é o Como Funciona o Fascismo: A política do "Nós" vs "Eles do Jason Stanley.

Vou começar dizendo que esse livro não é de esquerda, ele trata do Fascismo de uma perspectiva político-histórica, inclusive Jason é o mais imparcial quanto possível pois sua retratação é feita através de uma análise factual ao invés de opinativa.

Além disso é uma análise histórica que trata muito da realidade do fascismo atual através da sua presença nos EUA, o que pode parecer controverso mas fica mais claro durante a leitura.

Comentário: Infelizmente para nós brasileiros foi possível encaixar nosso atual presidente, Jair M. Bolsonaro, facilmente como um fascista logo nas primeiras páginas.

Devorei esse livro com uma certa demora já que decidi estudá-lo através de marcações e reflexões, recomendo que façam o mesmo, uma vez que a leitura, apesar de leve, contém muita informação a ser digerida.

Todo o conteúdo segue uma lógica evolutiva em sua exploração, o que significa que Jason constrói um pensamento complexo através de partes "menos complexas", é como um lego em capítulos.

Espero que seja uma leitura agradável e esclarecedora para vocês tanto quanto foi para mim.

Foto de capa - freddie marriage - Unsplash