Eu não vou viver para sempre, logo infelizmente não sei se vou estar aqui para ver o ser humano atingir a gloria ou a derradeira extinção, embora eu seja extremamente curioso a esse respeito.

Enquanto não somos iluminados pela evolução temos que tentar superar os desafios atuais, e olha não falta problema hein. E por falar em problemas e superação deles, vamos à questão do dia, um ponto bem tenso, tão tenso que deixa muita gente por aí com coração peludo: racismo.

Ah já vai ter gente dando unfollow eu sei, e vão ter outros que vão parar de ler por aqui. Para sorte daqueles que continuarem, não sou eu quem vai falar hoje, na verdade quero deixar aqui o vídeo do 51º Bate-papo Cultural, onde Lia Vainer Schucman traz a tona a discussão sobre o papel do branco na perpetuação e legitimação do racismo.

Não precisaria dizer mas ai vai: Preste muita atenção e abra sua mente!

51º Bate-papo Cultural: “O Papel do Branco nas Relações Raciais Brasileiras” - memoriaviva no Vimeo.

É importante notar que o vídeo já tem 4 aninhos de idade, e pasmem, parece que a situação evoluiu muito pouco se é que mudou realmente.

No entanto acredito que para haver mudanças há de haver primariamente a conscientização e admissão de que existe realmente um problema e que devemos agir sobre ele ao invés de ignorar.

Fica aí uma pontinha de contribuição iniciando a fagulha do debate. Partiu mudar a atitude?

Foto da capa por Markus Spiske - Unsplash