Falha não é um problema, não deveria ser tratado como um, já discorri sobre esse assunto antes aqui e quase um ano depois o TED apresenta o mesmo tema com idéias similares as que expus.

Porque repreender a falha ao invés de elogiá-las? Dentro de certos limites isso só fará bem. Tome a palavra de Astro Teller nesse assunto, ele é um membro da X e  em seu TED Talk ele confirma que somente transformando falhas em algo  bom é que foi possível se tornarem um local tão inovador e com projetos  de alta qualidade, mesmo que com pagamentos extras para falhas rápidas.

Ouça o Astro na Radio NPR

Além de Astro há também uma importante lição de Tim Harford, porque esquivamos tanto em admitir nossos erros? Ele menciona o complexo de deus como um ponto importante, que não é uma doença ou distúrbio, mas  descreve muito bem quão forte alguém se recusa a admitir erros, isso  reforça meu ponto de que o problema está também na sociedade e não  somente no indivíduo.

Nesse  sentido a coisa mais importante que ele diz é sobre mudar a cultura de  nossa sociedade para uma mais gentil e guiada em termos de tentativa e  erro. Não estou certo de que isso resolveria a questão, mas parece  razoável aplicar tal mudança, na maiora das vezes em ambientes seguros.

Ouça Tim na Radio NPR

Dessas duas primeiras partes, de um total de quatro, podemos resumir os seguintes pontos:

  • Elogie falhas, mas seja sábio ao fazê-lo
  • Aprenda quando desistir de projetos que estão morrendo
  • Falhe rapidamente
  • Admitir seus erros é algo bom, mesmo que não venha acompanhado de sucesso
  • Tentativa e erro é sua amiga

Para mais percepções sobre falha escute o episódio completo do TED Radio Hour: Failure is an option.

Lembre-se  que falha é um evento como qualquer ouro em nossas vidas, e que podemos  escolher como isso nos afeta e o que fazer com ela.

Mistakes are the portals of discovery. James Joyce

Deixe  suas percepções, comentários e críticas a seguir, vamos construir uma discussão saudável sobre o assunto.

Foto da capa por David Kovalenko - Unsplash