Quais  são seus medos? O que você mais teme? Todos humanos têm medo de algo,  mesmo aqueles que dizem nada temer. Então eu pergunto já se questionou  porque os seres humanos tem medo e como ele funciona?

Medo é uma defesa natural que promove a sobrevivência, em palavras científicas: "Medo  é uma reação em cadeia no cérebro que começa com um estímulo  estressante e termina com a liberação de agentes químicos que causam  coração disparado, respiração acelerada e músculos energizados, entre  outras coisas, também conhecido como resposta lutar-ou-fugir. O estímulo  pode ser uma aranha, a faca na sua garganta, um auditório cheio de  pessoas esperando você falar ou um encontro súbito entre seu dedão e o  batente da porta."

Porque alguém sente medo?

Bem,  uma vez que o medo é um mecanismo de defesa que deveria nos fazer  evitar situações perigosas então ele ajudaria em levar uma vida mais  longa. O medo também vem como sinal de aviso e às vezes excitação, como  quando pula-se de paraquedas, assiste-se filmes de terror, jogando jogos  de terror e outras atividades onde somos avisados sobre um potencial  perigo.

O medo é uma coisa ruim?

O medo não é necessariamente bom ou ruim ele depende da situação e resultados.

Pode ser ruim se evitar alguém de realizar novas descobertas, encarar novos desafios, conhecer pessoas e assim por diante.

Pode  ser bom quando vem junto de excitação ou quando ajuda a medir melhor  uma situação. Pode ser útil também para evitar situações onde um  possível resultado é a morte.

Aquela pessoa não sente medo

Pode-se  imaginar que grandes corredores de fórmula um, surfistas, alpinistas,  escritores e todo mundo mais não sente medo só você. Sentir medo é  natural como apresentado na definição científica e esse TED Hour pode ajudar a reforçar e fazer perceber que medo é parte dos seres vivos e pode ser encarado, manipulado e controlado.

Aqui vai uma das apresentações da lista

Eu quero ir além

Para aqueles que são extremamente curiosos sobre como o medo funciona deixo aqui mais duas referências:

Deixem seus comentários, críticas, dúvidas ou passe aí para dizer oi, ficarei feliz em trocar umas idéias.

Courage is knowing what not to fear. Plato

Foto da capa por Alexas_Fotos - Pixabay