A PRESSA INFINITA E O CONSUMO DE CONHECIMENTO

Nos últimos tempos tenho suspeitado de que cada vez mais tem se procurado por modos rápidos de consumir conhecimento. A velocidade com a qual deseja-se que coisas aconteçam, sempre tudo deve ser para o dia anterior nada que demora mais do que alguns minutos é bom o suficiente. Essa vontade desenfreada de que tudo aconteça quase que imediatamente parece ter influenciado o modo de vida do ser humano e por consequência a sede de rapidez durante o consumo de conhecimento. Basta observer alguns pontos para que esse questionamento surja.
Videos (Youtube, Vimeo e similares)
Todos eles, não importando de qual gênero, levam à expressões como “ah não, não tenho tempo para isso é muito longo”, “não tem algo mais curto? mais conhecido?”, “nossa isso vai demorar muito, vou ver aquele outro que é resumido”.
Além disso parece que a crescente necessidade em consumo rápido tem gerado uma evasão de conteúdos de maior qualidade e atraído essas pessoas para conteúdos rápidos e em sua maioria rasos, há videos bons e curtos mas eles raramente aprofundam no conhecimento e não possuem tantas visualizações ou curtidas como outros que viralizam.
Porque é negativo?
Ao invés do foco de um produtor de videos de YouTube ser o conteúdo ele passa a ser totalmente o seu público alvo. Ou seja, dado que o consumidor não possui “tempo” suficiente para assistir algo maior do que determinado tempo o produtor pode decidir, por exemplo:
- Incluir ou não várias informações no video.
- Não publicar o conteúdo.
- Reduzir a qualidade do conteúdo, isso pode acontecer também indiretamente.
Um conteúdo de baixa qualidade e/ou reduzido pode ter um péssimo custo benefício, apesar de ser consumido rapidamente não faz crescer o conhecimento do consumidor, por vezes nem no fator entretenimento.
Como poderia ser positivo?
A dificuldade pode ser considerada como um catalisador da criatividade, assim sendo o fato de possuir menos tempo da atenção de sua audiência pode motivar o produto à buscar novas formas de passar um conhecimento sem denegrir a qualidade do conteúdo que o apresenta.
Nesse quesito ainda é possível inclusive aproveitar-se da situação para fazer um conteúdo de maior valor e qualidade divido em múltiplos videos, por exemplo.
Textos (Blogs, artigos, livros e coisas escritas em algum lugar)
Tornou-se muito comum encontrar em diversos canais de leitura a expressão TL;DR que significa muito longo; não li do inglês too long; didn’t read. É incluso um resumo do artigo nessa seção, muitas vezes utilizado para passar o conhecimento total do conteúdo de forma exageradamente sintetizada ao invés de servir como introdução. Isso se deve à vontade de consumir de tudo e estar sempre conectado à toda informação, mesmo que em detrimento do verdadeiro saber, compreensão e qualidade do conteúdo alvo.
Mesmo nos livros é possível identificar um certo grau dessa mesma tendência do imediatismo.
Porque é negativo?
Escrever bem de verdade não é tão simples quanto parece, pior ainda quando se fala de artigos e livros, e um nível acima se for para artigos de cunho científico.
Conhecendo artigos científicos é possível constatar não só a dificuldade que é escrever um bom resumo como também o é escrevê-lo de forma que possa ser compreendido e seja coerente. Extendendo para outros tipos de artigo o típico TL;DR enfrenta um problema pior, pois precisa fazer o mesmo que o resumo de um artigo científico mas tem potencialmente um público que pode interpretar esse resumo de formas completamente inesperadas, muito provavelmente erradas.
Além disso esses artigos enfrentam problemas similares ao dos vídeos, questões de qualidade e tamanho que amparam e modificam decisões diversas, como marketing, conteúdo e formato. Em situações muito restritivas um livro poderia deixar de ser lançado, dado que seu tamanho não está de acordo com o esperado para determinado público.
Como poderia ser positivo?
Novamente a criatividade advém das intempéries e com as restrições que são colocadas através desse limite de tempo do consumidor pode-se gerar mudanças no formato, conteúdo e marketing.
Um bom texto pode virar uma série de artigos, um bom livro pode virar uma saga, um artigo científico poderia ser publicado em formatos variados.
O marketing poderia divulgar um livro como sendo tão bom que suas partes são coerentes o suficiente para que o primeiro capítulo caiba em alguns poucos tweets.
No caso dos textos há ainda outra ponto diferente dos videos, normalmente não se busca um vocabulário novo quando se quer falar de um assunto em poucos minutos. Mas ao reduzir o espaço que um autor pode desprender escrevendo, faz-se necessário usar de toda sua experiência ou buscar ajuda para tornar um texto curto uma maravilha de conteúdo e coerência, realmente disseminando conhecimento de forma competente.
Outras mídias que sofrem com imediatismo
Não há pretensão de extender o assunto de forma exaustiva para todos as situações onde acredita-se que existam problemas. No entanto ficam aqui listados outras mídias e formas de disseminação de informação:
- música
- filmes e documentários
- jogos (candy crush, angry birds…)
- palestras (mini ted talks)
- aulas
- programas televisionados
Porque esse assunto é importante?
A forma como disseminamos conhecimento tem um poder incrível sobre as pessoas. Há uma frase muito conhecida que reflete essa questão:
O conhecimento é em si mesmo um poder. Francis Bacon
Se não for possível compreender como o consumidor do conhecimento se comporta não será possível nem adequar o conteúdo à ele, muito menos educá-lo para que consuma o conteúdo de forma que realmente construa algum conhecimento.
Ao aprender que o contexto de como a informação é consumida mudou, pode-se adaptar o conteúdo a essa nova situação talvez reduzindo ou até anulando o impacto negativo que o imediatismo causa.
Alguns comentários finais
Esse texto é apenas uma teoria e não um trabalho de pesquisa científica e por isso contém um direcionamento e visão pessoais. Assim sendo também não considera pontos importantes como:
- Cada público sempre demandou períodos de tempos diferentes, é difícil manter a atenção de crianças por longos períodos.
- Alguns tipos de conteúdo realmente não necessitam de muito tempo.
- Nem todo bom livro precisa ser uma saga.
- Preferência de consumo é subjetiva e pode não necessariamente estar relacionada ao imediatismo. Uma pessoa pode gostar de ver tutoriais curtos primeiro e se tiver interesse mergulhar em tutoriais mais densos.
- Outras considerações que fogem da memória ou pesquisa do autor.
São bem vindas análises e comentários para que esse ponto de vista seja explorado ou completamente refutado dado os devidos fatos e pesquisa.
Wisdom is the right use of knowledge. To know is not to be wise. Many men know a great deal, and are all the greater fools for it. There is no fool so great a fool as a knowing fool. But to know how to use knowledge is to have wisdom. Charles Spurgeon
Foto da capa por Joao Tzanno - Unsplash