Escola da vida: encontrando o "cashflow"

Quando falamos sobre educação financeira a maioria das pessoas ficam bem assustadas, em partes por conta do abismo entre o mundo real e o que é ensinado (ou deixa de ser) na escola ou em casa quando somos crianças.
Seguindo minha crença de que existem muitas formas de ensinar e aprender, começarei a falar sobre algumas idéias sobre finanças. E vou começar por expor uma boa fonte.
Bebendo de uma forma de pensamento
Acontece que temos a sorte de viver na época em que o asiático norte americano Robert Kyosaki escreveu um livro chamado Pai Rico, Pai Pobre e fundou a Rich Dad Company. Minha busca por conhecimento não começou exatamente por aí, mas tive um impulso em minha vida financeira ao beber desta fonte.
Em seu livro, Robert conta a história de como foi educado durante sua infância por dois pais e que um deles dizia para "fazer o dinheiro trabalhar por ele", foi educado em algo que chamo de "escola da vida". O aprendizado não estava focado em como fazer dinheiro mas sim em como controla-lo devidamente, apresentando um pensamento em volta dos conceitos adquiridos.
Se for jogar tudo do livro fora e ficar com um conceito então eu diria para ir com um dos básicos chamado cashflow (fluxo de caixa). Nele você deve trocar de um estado onde seu dinheiro flue diretamente do salário para seus gastos para um modelo onde você tenha bens que lhe tragam ganhos de várias fontes e poucas ou preferencialmente nenhuma dívidas e despesas.
De qualquer forma, mesmo não sendo justo colocar todo o conhecimento de forma resumida eu destacaria os seguintes pontos para auxiliar na evolução do seu cashflow:
- Faça o dinheiro trabalhar para você.
- Se pague primeiro.
- Busque conhecimento, entender finanças não é tão difícil e não dói, você vai agradecer ao seu eu do passado por isso. Pague se necessário, isso é um investimento.
- Nunca é tarde para começar, também nunca é muito cedo.
- Mantenha sempre a entrada de recursos maior que a saída.
Esse pensamento não é nada de outro mundo, ainda assim tem o poder de acender o espírito da mudança e ajudar a moldar bons hábitos.
Insanidade: fazer a mesma coisa infinitamente esperando resultados diferentes. Albert Einstein
Para as crianças
Pelo formato cujo a linha de pensamento é demonstrada o livro se torna não direcionado para crianças, mas é muito bom para adolescentes e adultos de todas as idades. Se você busca algo voltado para crianças tente o site deles Rich Kid Smart Kid.
Jogue!
Além do livro é possível comprar ou jogar online o jogo chamado Cashflow, também criado por Robert e que ajuda a entender muito bem o conceito e experienciar os problemas e louros sem precisar correr os riscos da vida real.
Funciona como o Jogo da Vida, mas você lidará com questões financeiras, escolha um sonho e mergulhe na compra de imóveis, compra e venda de ações, fazer e pagar dívidas, tudo de uma forma divertida. Já joguei e é surpreendentemente divertido e ainda ensina a forma de pensar do Robert.
É possível jogar o jogo gratuitamente aqui ou ainda comprar o app ou até quem sabe importar a versão de tabuleiro. Escolha como for não deixe de conferir.
Deixe seus comentários e vamos seguir a discussão para evoluirmos financeiramente juntos.