Nota: Esse é um post de 2016 que foi públicado no Caixa de Chocolates no Medium e originalmente no Tumblr, onde minha página não existe mais.
Falha não é um problema, não deveria ser tratado como um, já discorri sobre esse assunto antes aqui e quase um ano depois o TED apresenta o mesmo tema com idéias similares as que expus.
Porque repreender a falha ao invés de elogiá-las? Dentro de certos limites isso só fará bem. Tome a palavra de Astro Teller nesse assunto, ele é um membro da X e em seu TED Talk ele confirma que somente transformando falhas em algo bom é que foi possível se tornarem um local tão inovador e com projetos de alta qualidade, mesmo que com pagamentos extras para falhas rápidas.
Ouça o Astro na Radio NPR
Além de Astro há também uma importante lição de Tim Harford, porque esquivamos tanto em admitir nossos erros? Ele menciona o complexo de deus como um ponto importante, que não é uma doença ou distúrbio, mas descreve muito bem quão forte alguém se recusa a admitir erros, isso reforça meu ponto de que o problema está também na sociedade e não somente no indivíduo.
Nesse sentido a coisa mais importante que ele diz é sobre mudar a cultura de nossa sociedade para uma mais gentil e guiada em termos de tentativa e erro. Não estou certo de que isso resolveria a questão, mas parece razoável aplicar tal mudança, na maiora das vezes em ambientes seguros.
Ouça Tim na Radio NPR
Dessas duas primeiras partes, de um total de quatro, podemos resumir os seguintes pontos:
- Elogie falhas, mas seja sábio ao fazê-lo
- Aprenda quando desistir de projetos que estão morrendo
- Falhe rapidamente
- Admitir seus erros é algo bom, mesmo que não venha acompanhado de sucesso
- Tentativa e erro é sua amiga
Para mais percepções sobre falha escute o episódio completo do TED Radio Hour: Failure is an option.
Lembre-se que falha é um evento como qualquer ouro em nossas vidas, e que podemos escolher como isso nos afeta e o que fazer com ela.
Mistakes are the portals of discovery. James Joyce
Deixe suas percepções, comentários e críticas a seguir, vamos construir uma discussão saudável sobre o assunto. Se quiser conversar diretamente me envie um email em navsplatypus at duck.com.